sexta-feira, 4 de julho de 2008

‘’Para sempre vendedor de sorvete’’,diz José Antonio Pereira,52,cinco anos de profissão

Equipe de reportagem
Daiana Cristina Braz Hiraoka
Vania de Almeida Araujo
Beatriz Felix da Silva

Repórter-Há quanto tempo o senhor exerce essa ocupação?
José Antonio: Há cinco anos

Repórter-Qual a média de rendimentos que o senhor retira por dia,semana ou mensalmente?
José Antonio: Retiro por dia uns 35 reais dependendo do tempo por semana retiro uns 200 reais se não estiver frio e no final do mês retiro uma base de 1100.

Repórter-Qual a sua carga diária de trabalho?
José Antonio: trabalho 10 horas por dia

Repórter-Conte-nos como é sua rotina de trabalho.
José Antonio: Bom minha rotina é muito corrida trabalho o dia inteiro debaixo do sol para ter o pão de cada dia

Repórter-Conte-nos uma situação em que o senhor perdeu o controle emocional.
José Antonio: Perdi o controle emocional quando um homem me assaltou levando todo o dinheiro que tinha conseguido no dia.

Repórter-Conte-nos como o senhor entrou nessa ocupação.
José Antonio: Entrei nessa profissão porque não tive muita escolha estava passando necessidade, pois o dinheiro da aposentadoria é muito pouco então resolvi vender sorvete e já estou nessa profissão há cinco anos e serei sorveteiro para sempre.

Repórter-Qual é sua opinião sobre sua clientela?
José Antonio: Minha clientela é muito boa já conheço boa parte da minha clientela são clientes muito bons e também pessoas super educadas

Repórter-Como as pessoas vêem sua profissão?
José Antonio: Acho que boa parte vê como uma profissão comum tirando alguns jovens que às vezes brincam comigo acho que todos vêem como uma profissão comum.

Repórter-Que motivos levam as pessoas escolherem o trabalho informal?
José Antonio: Acho que muitas vezes os trabalhadores informais não tem opção ou trabalha por conta própria ou passa necessidade porque hoje em dia esta muito difícil entrar para o mercado de trabalho

Repórter-Qual é a sua condição de trabalho?
José Antonio: Graças a deus minhas condições de trabalho são ótimas, pois tenho tudo que precioso para trabalhar e também tenho muitos clientes.

Declarações do entrevistado.
José Antonio: Amo meu trabalho mesmo ele sendo informal e serei para sempre sorveteiro.Jamais deixarei de vender sorvetes, pois alem de ser meu trabalho também me divirto muito na rua converso com muitas pessoas, conheço muitas pessoas e adoro fazer o que faço.

Nenhum comentário: