segunda-feira, 7 de julho de 2008

“Tô aí já há 7 anos exercendo a profissão perigo.” declara Marcos Ângelo Lopes,25, entregador de pizza.

Repórter 3 – E aí Marcos, boa noite. Obrigado por ceder seu tempo; você poderia nos dizer um acontecimento que foi marcante na sua profissão?
Marcos - Opa, boa noite aí também. Eh, uma coisa que eu não esqueço foi no dia que eu estava indo pra pizzaria, eu peguei a Marginal, tava quase chegando, eu ia pra pista local, quando um caminhão me fechou. Eu fiquei uma semana em coma, quebrei uma perna, três costelas e tive meu pulmão esquerdo perfurado. Daquele dia em diante eu sinto que eu “nasci de novo”.

Repórter 2 - Nossa, que eletrizante!(risos) Mas mesmo sabendo desses riscos como entregador de pizza, o que te levou a escolher essa profissão?
Marcos - Minha situação financeira, principalmente, e também que desde os 18 eu tenho moto. Mais o principal foi falta de dinheiro mesmo.

Repórter 1 - E em média, quanto recebe um entregador de pizza?
Marcos - Hum, isso depende muito. Eu já trabalhei em um lugar que eu ganhava mais ou menos uns 20 reais por noite. Hoje eu ganho por entrega, faço mais ou menos uns 70 reais por noite, mais isso muda muito, de segunda ganho uma coisa e de sábado ganho outra.

Repórter 2 - Conte pra gente os motivos que fizeram você ganhar bem mais,ou bem menos,em uma noite.
Marcos - Isso aí depende de várias coisas, tipo o tempo: quando tá frio, chovendo, mais gente acaba pedindo pizza; de sexta e sábado a mesma coisa. O meu recorde foi uns 350 reais em uma noite, eu acho que foi sorte.

Repórter 3 - E como é a sua rotina de trabalho?
Marcos - Tô aí já há 7 anos exercendo a profissão perigo. Todo dia eu chego na pizzaria umas 7:30, fico lá na frente esperando pedido.Começa a ter lá pras 8:20, aí eu olho no mapa o endereço de onde vou. Quando chego lá, sempre tento parecer legal pra pegar um trocad.Aí volto pra pizzaria, mais tem vezes que eu levo mais de um pedido, aí meu rolê é maior.

Repórter 1 - E como são as condições de trabalho na pizzaria onde você trampa?
Marcos - Nessa aí que eu tô agora até que são boas, a galera da pizzaria é firmeza, o espaço é legal, é um lugar que eu vô voltar muitas vezes pra comer, o dono também sempre me paga em dia. Mais já trampei em muitos lugares que eram um lixo, não vou citar aqui, mais foi uma par.

Repórter 3 - Você gosta do que faz? Por quê?
Marcos - Eu estou desde os 18 nessa vida, sempre gostei de motos, e entregar pizza é uma profissão boa, eu ganho o suficiente para sustentar eu e meus três filhos. Sim, eu acabo gostando né, por bem ou por mal.

Repórter 2 - O que você pretende pro seu futuro?
Marcos - Entregar pizza é uma boa, mas nunca pensei no meu futuro. Sou novo ainda, tenho 25; mas pretendo abrir minha própria pizzaria.Eu tenho uma poupança, todo mês eu deposito uns 70 reais lá.Aí quando eu sentir que não dá mais pra eu continuar em cima da moto, eu monto a minha própria pizzaria.

Repórter 1 - Quais as dificuldades que você encontra na sua profissão?
Marcos - Hum, a principal é mesmo quanto aos carros, que não respeitam nós motociclistas, já sofri muitos acidentes, outra grande dificuldade que eu tenho, é a informalidade do entregador de pizza, se tivesse carteira assinada e todos aqueles direitos lá, eu podia ficar pra sempre entregando pizzas.

Repórter 1 - Então Marcos, pra fechar a entrevista, você tem algo mais a dizer, alguma declaração, mandar um salve pra alguém.
Marcos - Sim, queria mandar um salve pra toda a minha família, mais principalmente para minha mãe, por me botar no mundo, tá ligado?Também um salve pra galera do Pizza Mil, e um salve pros meus filhos, Alamberto, Scotte e Brendam. Obrigado pelo espaço, fiquem com Deus!

Nenhum comentário: