segunda-feira, 7 de julho de 2008

"Tudo começou vendendo água de coco", diz Edina Machado,52,vendedora de doces.

Equipe de reportagem
Jéssica Savioli Gaglieta
Mayara Santos Françozo
Muriel Dias Silva


Repórter: Há quanto tempo trabalha nesta ocupação?
Vendedora de Doces: Há mais ou menos 7 anos.

Repórter: Qual a média de rendimento que a senhora obtém nesta ocupação por semana?
Vendedora : Depende do dia.Tem dia que retiro 50 reais como tem dia que retiro 25,00,30,00 reais.

Repórter: Quantas horas a senhora trabalha por dia?
Vendedora : 6,7 horas por dia.

Repórter: Conte-nos como é a sua rotina de trabalho.
Vendedora : Abro aqui por volta das 14:30h. É quando a turma de manhã da escola já chegou,almoçou.Ai eles vem, compram gelinho,sorvete,doces. E é assim toda hora, até o momento que fecho, lá pras 20:30,21:00h.

Repórter: Conte-nos um fato marcante em sua ocupação.
Vendedora : Uma vez veio uma menina de 2 anos de idade,e pediu um menino da mesma idade em namoro,foi um fato engraçado e marcante pra mim.

Repórter: Conte-nos como você começou nesta ocupação.
Vendedora : Tudo começou vendendo água de coco e gelinho em casa,ai meu marido deu a sugestão de abri uma lojinha de doces.

Repórter: Que opinião as pessoas tem sobre sua ocupação?
Vendedora : Elas adoram,pedem para mim não fechar,eu sou a alegria do povo.(risos)

Repórter: Que opinião você tem sobre sua ocupação?
Vendedora : Para minha idade é muito bom porque quando chega uma certa idade você tem que se ocupa com algo seja oque for,e essa foi uma escolha de se ocupa,eu posso trabalha ao mesmo tempo me distraio

Repórter: Quais direitos trabalhistas deveriam ter os trabalhadores informais?
Vendedora : Deveriam pagar menos impostos e terem mais empregos para esses trabalhadores com carteira assinada e tudo mais.

Repórter: Se um dia você fecha aqui,você se ocupará de outra forma?
Vendedora : Não,porque aqui não é só pra ganha dinheiro e sim pra conversa com a vizinhança,faze com que todos se conheçam.

Repórter: A nível de futuro o que você espera adquirir com sua ocupação?
Vendedora : Quem sabe abri uma coisa maior.

Nenhum comentário: