quarta-feira, 2 de julho de 2008

"Acho que é uma profissão de ARTE " , diz Kelly Cristina de Mello Paixão, 26, manicure

Repórteres
Thainanny Alves Santos
Viviane Ioannou Albuquerque

Repórter- Há quantos anos você trabalha nessa ocupação?
Kelly Cristina- Trabalho a 5 anos nessa ocupação.

Repórter- Qual a média de rendimento por dia? por semana? por mês?
Kelly Cristina- R$50,00 reais. R$250,00.R$1000,00.

Repórter- Quantas horas a senhorita trabalha por dia?
Kelly Cristina- 12 Horas

Repórter- Conte-nos. Como é a sua rotina de trabalho?
Kelly Cristina- “Acordo as 6:00 da manhã levo meu filho a escola, e venho trabalhar. Chego aqui ás 9:00 e volto pra casa só às 21:00. Chegando em casa, eu do uma geral na casa, faço janta, arrumo a bolsa do meu filho, tomo banho e vou dormir.”

Repórter- Conte-nos um fato marcante da sua ocupação.
Kelly Cristina- “ Quando fui filmada para o programa MAIS VOCÊ ESPECIAL GRAVIDAS, da Ana Maria Braga. Isso aconteceu no dia 3 de Junho de 2006.”

Repórter- Conte-nos. Como você começou nessa ocupação?
Kelly Cristina- “ Minha mãe sempre trabalhou em salão, com isso eu fui incentivada a seguir essa profissão.OBS: Não fiz curso aprendi tudo que sei hoje com minha mãe.”

Repórter- Que opinião as pessoas tem a respeito da sua ocupação?
Kelly Cristina- “Todos gostam, e a maioria das pessoas pensam que quem trabalha em salão ganha bastente dinheiro, coisa que não é verdade.”

Repórter- Que opinião você tem sobre sua ocupação?
Kelly Cristina- “ Acho interessante minha profissão acho ate que é uma profissão de arte.”

Repórter- Quais direitos trabalhistas deveriam ter os trabalhadores informais?
Kelly Cristina- “Pelo menos a passagem e o registro na carteira, e uma ajuda de custo qualquer.”

Repórter - Condições de trabalho.
Kelly Cristina- “Boas. Tem um ambiente legal, os clientes são bastante educados, os colegas de trabalho também são legais. São as condições financeiras não são lá essas coisas mais da pra sobreviver, como eu disse na pergunta anterior precisamos de uma ajuda de custo.”

Repórter - Declaração pessoal.
Kelly Cristina- “Para trabalhar como profissional informal requer muita força de vontade. Que inclui abandono do filho, do lar, de si própria e também precisa ter muita paciência e muita determinação. Tudo isso porque você não tem hora pra sair e nem pra chegar.”

Nenhum comentário: