quarta-feira, 2 de julho de 2008

“ vim para São Paulo em busca de tentar dar uma vida melhor ...”, diz Aparecida das Graças Curtes Silva.

Aparecida das Graças Curtes Silva, 54 anos, diarista há 18 anos.

Equipe de reportagem:
Alan Nogueira Campos
Daniella dos Santos Sousa
Mariana Ippolito


Repórteres: Há quanto tempo a senhora exerce essa ocupação?
Diarista: Há 18 anos

Repórteres: Qual média de rendimento que a senhora retira por dia?
Diarista: R$: 60,00

Repórteres: Qual a sua carga diária de trabalho?
Diarista: oito horas.

Repórteres: Conte-nos como é sua rotina de trabalho?
Diarista: Sou recebida na casa, comprimento todos presentes, me troco, tomo café e dou inicio ao serviço.Paro somente para almoçar, e ir ao banheiro.Ao final do dia, quando a casa se encontra arrumada e limpa, eu vou embora.

Repórteres: Conte-nos uma situação de trabalho que a senhora perdeu o controle emocional.
Diarista: -Durante um serviço, coloquei roupas para lavar, na maquina de lavar.Mas ninguém da casa havia me explicado como mecher.Eu desesperada me vi em uma situação de risco, perdi o controle total da situação e comecei á chorar.Rezei e pedi muito a Deus que me ajudasse a abri a maquina.Logo quando a maquina abriu, agradeci a Deus pela ajuda.Mas me vi em uma situação bem complicada, onde não consegui controlar meu emocional.

Repórteres: Conte-nos como à senhora entrou nessa profissão.
Diarista: Sai de minha terra natal o Paraná, e vim para São Paulo em busca de tentar dar uma vida melhor ás minhas filhas pequenas, e lutar junto com meu marido por uma casa própria.

Repórteres: Qual a sua opinião sobre a clientela?
Diarista: Na verdade eu não considero as clientes como patroas, e sim como grandes amigas, como uma família, onde eu tenho a total liberdade de trabalhar e me sinto á vontade.Então no meu caso, "Clientela" não existe.

Repórteres: Como as pessoas vêem sua profissão?
Diarista: Na minha opinião as pessoas vêem minha profissão com muito respeito.


Repórteres: Que motivos levam as pessoas a escolherem o trabalho informal?
Diarista: Porque a maioria não possui estudo, não fizeram faculdades, nem cursos, e sem isso sabemos que nunca arranjaríamos trabalhos de carteiras assinadas.Nós batalhamos por nossos ideais.

Repórteres: Você já sofreu alguma descriminação devido ao seu trabalho?
Diarista: Não sofri descriminação por pessoas amigas (clientes) e, sim por próprios familiares.

Diarista: "Gosto tanto do meu trabalho, faço com o maior amor e carinho. Quando deixo a casa arrumada ao fim do dia, fico satisfeita, porque sinto que compri com minha tarefa. Gosto muito do serviço que faço.Fico feliz com ele. Eu procuro arrumar as casa onde trabalho como se fossem á minha própria casa! Sinto prazer em fazer o que faço. E não me envergonho nem um pouco! "

Nenhum comentário: