quarta-feira, 2 de julho de 2008

“... eu não quero mais ser empregado. Quero ficar aqui.”, diz Manoel Vítimos Soares

Manoel Vítimos Soares, 53 anos, trabalhador de reciclagem e 4 anos de atuação nessa profissão.

Equipe de reportagem: Camila Teixeira de Souza
Katia Aparecida Ferreira Lima
Larissa Carvalho

Entrevista ilustrada – Informações do trabalhador

Repórteres: Há quanto tempo o senhor exerce essa ocupação?
Trabalhador de reciclagem: Há quatro anos
Repórteres: Qual é a média de rendimentos que o senhor retira por dia ou mensalmente?
Trabalhador de reciclagem: Dinheiro a gente não costuma muito dar o valor “x” porque a gente nunca tem uma base “x”. É um trabalho que você... É o que você quer durante o mês, então a gente sobrevive do que faz aqui, mas um valor certo a gente não tem.
Repórteres: Qual é sua carga diária de trabalho?
Trabalhador de reciclagem: Isso como patrão também não tem uma definição, o normal da cooperativa funciona em horário comercial para todos, mas tem os que tem interesse e vontade de aumentar sua renda eles fazem hora fora do horário da cooperativa.

Entrevista noticiosa – Relato de fatos de sua ocupação

Repórteres: Conte – nos como é sua rotina de trabalho?
Trabalhador de reciclagem: É agradável. Quando eu cheguei aqui eu achava que estava entrando em um mundo de maluco, e hoje eu já faço por gostar, então si tornou uma rotina bem agradável meu trabalho aqui.
Repórteres: Conte – nos uma situação de trabalho em que perdeu o controle emocional.
Trabalhador de reciclagem: Todo dia, aqui é todo dia quando você trabalha com mais de cinco pessoas, que você tem que planejar essa organização sempre você ta saindo fora do controle.
Repórteres: Conte – nos como o senhor entrou nessa ocupação.
Trabalhador de reciclagem: Quando eu comecei acho que eu já quase falo, que quando eu comecei foi por causa do aumento do desemprego, mas já hoje eu não quero mais ser empregado. Quero ficar aqui.

Entrevista opinativa

Repórteres: Qual é sua opinião sobre a sua clientela?
Trabalhador de reciclagem: Não, não é legal sim. Essa sua pergunta é legal, mas quando se fala do mundo empresarial, ai a posição da gente pode acreditar que não é nada boa. Porque para você conseguir alguma coisa com os milionários, ai só se brigar. Então não é muito agradável.
Repórteres: Como as pessoas vêem sua profissão?
Trabalhador de reciclagem: Posso te garantir que, todo mundo respeita o trabalho que a gente faz, menos o poder público. É principalmente o municipal, que é a prefeitura.
Repórteres: Que motivos levam as pessoas a escolherem o trabalho informal?
Trabalhador de reciclagem: Talvez por ter a repressão dos patrões, quando você ta em um trabalho formal você tem horário, você tem obrigações e aqui você só tem a obrigação de sobrevivência, mas ninguém te manda fazer nada. Isso é consciência de cada um.

Pergunta – Coringa

Repórteres: Condições de trabalho.
Trabalhador de reciclagem: São bem agradáveis. Mesmo não tendo muito luxo, são bem agradáveis.
Repórteres: Declaração do entrevistado.
Trabalhador de reciclagem: A gente costuma falar para as pessoas com quem a gente trabalha, nós não temos outdoor para fazer nossa divulgação, nós não temos nada. A gente se sente muito feliz trabalhando com vocês. Eu tive fora do país para sobre reciclagem e alguém falou, teve uma pessoa aqui que falou do trabalho de vocês lá, então a gente se sente muito feliz de trabalhar com vocês, mostrar nosso trabalho para vocês, porque isso vira uma divulgação fora de sério, então foi ótima, muito bom o trabalhar junto com vocês.

Nenhum comentário: