quarta-feira, 2 de julho de 2008

“Algumas pessoas acham que estou ali por diversão “, diz Michelle Moraes.


Michelle de Moraes, 18 anos. São Paulo. Executa a profissão de monitora de Buffet, há 2 anos.


Equipe de Reportagem: Amanda de Moraes Rodrigues nº 2 1ºG
Ana Beatriz Walter Falvela n º 3
Caroline Pereira n º 10
Ricardo Latorraca De Angelis n º 32


Repórteres: Há quanto tempo você exerce essa ocupação ?Monitora de Buffet: Há 2 anos.
Repórteres: Qual a média de rendimento que você por dia?Monitora de Buffet: Cada festa que eu faço ganho 15,00.
Repórteres: Qual sua carga diária de trabalho?Monitora de Buffet: 8 horas por dia.
Repórteres: Conte-nos como é sua rotina de trabalho.Monitora de Buffet: Tenho que chegar 2 horas antes de cada evento realizado pelo Buffet, para poder arrumar as coisas. Participo da festa ajudando a recriar as crianças e não deixar com que elas quebrem nada do buffet e após a festa tenho que guardar a decoração e as vezes ainda ajudar a limpar o salão.
Repórteres: Conte-nos uma situação de trabalho em que você perdeu o controle emocional.Monitora de Buffet: Quando um pai de uma criança veio falar para minha gerente que eu não estava tratando o filho dele bem, sendo que o filho dele tinha conseguido quebrar o escorregador e ainda puxou o cabelo de uma outra criança. O que eu fiz foi apenas chamar atenção normal como sempre faço. A criança foi falar pro pai que eu havia gritado com ele. Conclusão: quase fui mandada embora, mais tudo foi resolvido, a criança contou para o pai oque realmente aconteceu e ainda me pediu desculpas.
Repórteres: Conte-nos como o senhor entrou nessa ocupação.Monitora de Buffet: Fui indicada por uma amiga que trabalha no Buffet. Repórteres: Qual é sua opinião sobre a clientela?Monitora de Buffet: Na maioria das vezes me dou muito bem com todos, as pessoas estão felizes por estar participando de uma festa, então eles são muito gentis e agradáveis, não todos mais a maioria sim.
Repórteres: Como as pessoas vêm sua profissão?Monitora de Buffet: Algumas pessoas acham que eu estou ali por diversão, poucas sabem que é uma ocupação muito cansativa e muitas vezes estressante devido ao tempo que tenho que ficar trabalhando.
Repórteres: Que motivo levam as pessoas a escolherem o trabalho informal? Monitora de Buffet: Talvez seja pelo fato de não conseguirem um trabalho não informal, então muitas vezes as pessoas optam por esse tipo de trabalho.
Repórteres: E sobre suas condições de trabalho, o que você me diz?Monitora de Buffet: Não tenho o que reclamar. Sempre estão em pagando em dia, nunca tive problemas em relação as minhas condições de trabalho.
Repórteres: Agora me de uma declaração dizendo porque você gosta e porque não gosta do seu serviço.Monitora de Buffet: Eu gosto porque querendo ou não sempre me divirto com as crianças, digamos que seja um trabalho muito divertido. Não gosto, pois é muito cansativo, às vezes estou passando por problemas familiares, por exemplo, e não poço ficar parada, tenho que animar as crianças como se nada tivesse acontecendo, é muito complicado. Tirando isso nada a reclamar.

Nenhum comentário: